Nota de pesar pelas mais de 100 mil vidas de brasileiros interrompidas pela Covid-19

Foto: iStock
agosto 8, 2020Notícias

Doença que tomou o mundo em 2020 já contaminou quase 3 milhões de pessoas no Brasil. Falha no controle do avanço da doença provocou mortes que poderiam ser evitadas

É com imenso pesar que as entidades que fazem parte do movimento Alerta lamentam a triste marca a que chegamos neste sábado (08), de mais de 100 mil mortes causadas pela pandemia de Covid- 19, e quase 3 milhões de pessoas contaminadas. Muito mais que número impactantes, são mais de 100 mil vidas interrompidas de pessoas que eram pais, mães, avós, avôs, filhos e filhas deste Brasil.   

Desde maio, este movimento tem alertado as autoridades que muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas e continuaremos a batalhar para que tantas outras ainda sejam. Quantos aos entes queridos que já partiram, insistiremos em cobrar as responsabilidades e omissões dos que poderiam ter agido com prudência para evitar que chegássemos a esse triste registro.  

No último dia 22 de julho, sete das organizações que compõem esse movimento apresentaram uma representação no Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas da União (TCU) contra o governo Bolsonaro, pedindo investigação e adoção de medidas legais contra inúmeras situações de inércia da União no combate à pandemia de coronavírus.

É visível a desorientação das autoridades públicas brasileiras no enfrentamento da pandemia. O Ministério da Saúde está sem um titular desde maio de 2020 e não existe uma coordenação nacional de suporte a comunidades em situação de vulnerabilidade nas periferias e às comunidades indígenas e quilombolas. 

Nesse dia de luto reforçamos nosso compromisso em cobrar as responsabilidades por todas as vidas que poderiam ter sido preservadas.